coloca o casaco

Depois da ventania, chuva chega e temperaturas começam a cair

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Ian Tâmbara (Diário)

ATUALIZAÇÃO: matéria atualizada em 25 de junho de 2020, às 12h43min

Depois da ventania dos últimos dias, a chuva finalmente chegou na Região Central. Ela vai só dar uma "passadinha", porque logo os dias secos retornam, inclusive, com temperaturas mais baixas e chance de geada na região. 

Em Santa Maria, a precipitação começou no final da madrugada, por volta das 5h. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cuja estação fica no Bairro Camobi, o acumulado foi de 15,2 milímetros até às 8h. A expectativa é que o número aumente ainda nesta quinta-feira. As temperaturas já começaram a cair. A madrugada começou com 27ºC, mas, ao amanhecer, o termômetro indicava 18ºC.

VÍDEO: R$ 112 milhões já foram pagos a 157 mil moradores da região em auxílio

No Bairro Presidente João Goulart, na Região Oeste, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram 30,2 milímetros. Nos bairros Lorenzi e Patronato, os acumulados foram de 23,2 e 26,6 milímetros, respectivamente. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não foram acionados para ocorrências de estragos causados pela chuva nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira.

A reportagem contatou a RGE para saber se há desabastecimento de energia elétrica na cidade. A concessionária afirmou que há ocorrências isoladas e equipes trabalham para restabelecer a energia. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou que uma queda na energia causa falta d'água em pelo menos 500 residências em Santa Maria.

Conforme o meteorologista Gustavo Verardo, a chuva é acompanhada pela chegada de uma frente fria. Na sexta,  o tempo volta a ficar seco e frio. Os dias vão ter "cara de inverno" no final de semana quando pode ser registrada a menor temperatura do ano em Santa Maria. A previsão para domingo é de mínima de 0ºC.

Profissionais da saúde recebem homenagens no PA do Patronato

PREVISÃO

  • Quinta - mínima 10ºC e máxima 25ºC 
  • Sexta - mínima 4ºC e máxima 12ºC
  • Sábado - mínima 2ºC e máxima 12ºC
  • Domingo - mínima 0ºC e máxima 12ºC

Já no começo da próxima semana, pode chover mais na cidade. A previsão indica um volume maior, que pode chegar a 50 milímetros. Isso ocorre devido a um sistema de baixa pressão. A expectativa, de acordo com Verardo, é de que até mínimas negativas possam ser registradas nos primeiros dias de julho.

Em reunião com MP, Corsan diz que adutora em Camobi deve ficar pronta nos próximos dias

REGIÃO
Entre as cidades da região com monitoramento do Inmet, Caçapava do Sul teve o maior acumulado. Lá, choveu desde às 23h de quarta. Nas outras cidades, a chuva começou ainda no começo da madrugada. As exceções, onde a chuva só chegou no final da madrugada e começo da manhã foram Tupanciretã e Cruz Alta, que têm, portanto, acumulados menores.

ACUMULADOS

  • Caçapava do Sul - 30 milímetros
  • Cruz Alta - 3 milímetros
  • Santiago - 26,6 milímetros
  • São Gabriel - 23,8 milímetros
  • São Vicente do Sul - 23,4 milímetros
  • Tupanciretã - 8 milímetros

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Queda na energia causa falta d'água em pelo menos 500 residências Anterior

Queda na energia causa falta d'água em pelo menos 500 residências

Acidente no centro de Santa Maria deixa quatro feridos Próximo

Acidente no centro de Santa Maria deixa quatro feridos

Geral